Páginas

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Gravidez Saudável


(crónica de Inês Barriguinha)

Está grávida? Ou está a tentar engravidar?

Esta crónica é para si! Saiba como ter uma gravidez saudável e tranquila.

A gravidez é um momento muito esperado por quase todas as famílias, por isso é fundamental seguir alguns passos, para que a vivenciem de forma plena, saudável e tranquila.

1º PASSO: ACOMPANHAMENTO MÉDICO

Procure um médico para acompanhar a sua gravidez e marque a 1ªconsulta. Seja no Centro de Saúde ou opção privada, fundamental é desenvolver uma relação de confiança com o seu médico, para que as dúvidas que surjam sejam eficazmente esclarecidas.

2º PASSO: PRÁTICA DE EXERCICIO FÍSICO

Pratique exercício físico adequado à gravidez, sempre que possível acompanhada por um especialista em exercício físico para grávidas. A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 a 45minutos, 3x por semana com uma intensidade leve a moderada, para grávidas sem complicações na gravidez (gravidez de baixo risco). A grávida deve fazer uma atividade a seu gosto, sem impacto e sem risco de queda. Deve ter atenção à inclusão de exercícios da região pélvica, no seu plano de treino.

3ºPASSO: ALIMENTAÇÃO CUIDADA

Uma boa alimentação, aliada ao exercício físico ajudará no controlo do aumento do peso ao longo da gravidez. É importante referir que existem alguns cuidados específicos a ter em conta com alguns alimentos. Para um aconselhamento mais dirigido e eficaz, procure um nutricionista.

4ºPASSO: CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO E PARENTALIDADE

Escolha um bom Curso de Preparação, em que o Pai também seja bem-vindo! A gravidez, o parto, o pós-parto, a (pa/ma)ternidade são momentos de muita expectativa, onde os medos e a ansiedade se apoderam da mulher/casal, por isso é fundamental dotar o casal de “ferramentas” que os tornem mais confiantes de que farão o melhor para o seu bebé e que conseguirão, em conjunto, fazer um trabalho de parto o mais natural possível. Um dos objetivos da preparação para o parto é proporcionar à mulher um papel activo no mesmo, tornando-a atenta ao seu corpo, acreditando nele e na sua fisiologia, preparando-a para o seu futuro papel de mãe.

Encontre uma Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, sempre disponível e actualizada para sossegar todas as suas inquietudes.

O seu momento mágico chegou, por isso torne-o especial!

Inês Barriguinha
Licenciada em Educação Física e Desporto, pela ULHT
Pós-Graduada em Atividade Física na gravidez e pós-parto
Fundadora e Gerente do Centro BARRIGUINHA´S EM FORMA (Grávidas, Mamãs e Bebés)

Sem comentários:

Enviar um comentário