Páginas

domingo, 5 de novembro de 2017

Aloha: A aventura de Ricardo Rosado no Hawaii contada por... Sofia Carvalho


Aloha!

Hoje sou eu que vos falo um pouco sobre a aventura do atleta Ricardo Rosado, por terras do Hawaii.

Tudo começou após a participação na prova XTERRA Portugal, realizada na Golegã, a 27 de Maio de 2017. O Ricardo alcançou o apuramento para realizar a prova do Campeonato do Mundo  XTERRA Hawaii, na ilha de Maui.

 Foi aí que tudo começou!

A vontade de participar, foi logo esclarecida pelo entusiasmo demonstrado, mas cedo começou a aparecer questões que envolvia uma verdadeira logística. 

Como sabem, os atletas a título individual, só conseguem ajudas através de patrocinadores, e como tal, a primeira fase desta grande aventura começou por aí. Um pouco reticente com a resposta a estes pedidos, cedo se apercebeu que o resultado viria a ser o oposto do esperado.

As ajudas foram muitas, desde patrocínios de empresas, de pessoas a título individual, bem como uma enorme corrente que se formou com o intuito de ajudar de que maneira fosse. Amigos, familiares, conhecidos e até mesmo desconhecidos, surpreenderam de uma forma extremamente positiva.

A 21 de Outubro, iniciou-se a grande aventura, com uma viagem de 25 horas acompanhados com a restante comitiva portuguesa, constituída por 15 elementos, atletas e acompanhantes.

A semana antecedente à prova foi de treinos de adaptação aos percursos e acima de tudo ao clima. 

Aliado à dificuldade da prova, em termos de altimetria e condições do percurso, clima quente e húmido, tornam ainda mais difícil o desempenho do atleta.

No meio de treinos, convívio e  alguns passeios para descontrair e conhecer um pouco da ilha de Maui, que por sinal é tão bela como a descrevem, somente no sábado à noite o nosso atleta deu sinais de começar a estar um pouco nervoso.

No dia da prova, os sinais eram mais que evidentes, e confesso que o meu coração também começou a ficar um pouco apertadinho. As condições do mar não são muito fáceis (não é a toa que as praias são muito procuradas por surfistas), o clima prega partidas sem se dar por isso (no dia anterior, eu mesma participei no trail e deparei-me com vários atletas caídos no chão devido a desidratação), e como tal, as recomendações foram para que, mais importante que ficar bem classificado, era o de hidratar-se convenientemente para terminar a prova.

O canhão disparou… era uma autêntica confusão no mar, o helicóptero a sobrevoar os atletas, e a emoção era muita… tentei procurar o melhor sítio para perguntar se estava bem na transição da natação para a bicicleta, mas a multidão era imensa e já só consegui obter resposta positiva quando iniciou a corrida. Estava a um passo de terminar.

Ainda um pouco ansiosa, recebi conforto de palavras de um casal, já com alguma idade, habitantes desta ilha, que me explicaram o quanto eles vibram com esta prova, mostrando-me fotografias no telemóvel do atleta que tinham sido campeão do mundo no ano anterior. O povo havaiano é de extrema hospitalidade, cordialidade, amizade… é um povo fantástico!

RICARDO ROSADO!... Alto e bom som se ouviu o nome do atleta que estava prestes a terminar a prova com 3h13m 51s, 113º posição geral, 14º AG.

Um CAMPEÃO… serei eu suspeita!

Com o Lei (colar Havaiano feito de flores, que significa reconhecimento, gratidão...)ao pescoço, era tempo de festejar!  Não só nós os dois, mas toda a comitiva, todos os que ajudaram, todos os que ficaram a torcer…

Já passaram 8 dias, já voltámos ao nosso país e as congratulações continuam…

Resta-me apenas também agradecer, por mim, e pelo nosso atleta, que levou o nome da cidade de Abrantes e das ”terras pegachas” ao outro lado do mundo!

Mahalo

Até à próxima aventura!

Sofia Carvalho

PUBLICIDADE


Sem comentários:

Enviar um comentário