Páginas

sábado, 31 de outubro de 2015

Desporto e Saúde Oral


(crónica de Wellington Nader)

A Odontologia do desporto é a área virada para o estudo, prevenção e tratamento das lesões e doenças do sistema Estomatognático (boca) na prática do desporto.

Quando o atleta apresenta algum sintoma de dor devido a infeções dentárias, obsesso, dente do siso, etc., o mesmo pode apresentar quebra do rendimento, falta de ânimo para treinar e baixa imunidade.

Não só os atletas profissionais, mas sim todos os desportistas devem realizar um check-up odontológico para conferir as condições da sua saúde oral, onde serão analisados todos os dentes, gengivas, parte óssea, articulações faciais, bem como a sua respiração. Quem pratica atividade física, se for respirador bucal tem uma quebra no seu rendimento, pois como apresenta modificações musculares e posturais, a sua resistência aeróbia diminui entre outros sistemas e uma simples correção com aparelho pode ajudar a melhorar este quadro.

Também é recomendado o uso de protetor bucal aos atletas com modalidades de contacto para evitar traumas e dentes partidos, o uso diminui em até 40% dos traumas no desporto. 

Todos os detalhes para um atleta podem fazer a diferença, talvez a oportunidade para ser uma estrela no desporto, cuidando da sua saúde.

Wellington Nader
Licenciado em Medicina Dentária há mais de 20 anos.
Especializado em Implantologia.
Formação em Practioner InPNL.
Formação Coach.
Sócio-gerente da NaderClinic de Tomar e Abrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário