Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

3 perguntas a... FRANCISCA LAIA


1- Passadas duas semanas após o Campeonato da Europa, como olhas para a Final onde alcançaste a medalha de bronze? Ficou algum amargo de boca por anteriormente teres vencido a segunda classificada? Por outro lado, o apoio do público, desde os teus colegas de clube, família e amigos, "empurrou-te" para a frente ou foi um "peso" nas tuas costas?

Relativamente ao lugar que eu alcancei, igualei o resultado do ano passado. O principal objectivo era passar directamente à final. Ser primeira na eliminatória, para ter o mínimo de carga possível. Consegui isso, mas fiquei numa pista que não era a mais favorável, tendo em conta o vento que há nessa pista.

A segunda classificada foi a húngara. Na Final perdi com ela. Claro que fica sempre aquela sensação de que conseguíriamos mais.

Mas, apesar disso, foi óptimo. Uma medalha num Campeonato da Europa é uma medalha.

Também confesso que a minha expectativa era um pouco alta, mas foi óptimo.

Sobre o público, é sempre uma pressão acrescida, mas é maravilhoso quando vamos nos últimos metros da prova e ouvimos o nosso nome e sabemos que as nossas adversárias não sentem o mesmo.

Sem dúvida que ajudou. Ser diante do nosso público, torna as coisas melhores.

2- No Campeonato Nacional, três provas, três vitórias. Como correu? Sem história?

O Campeonato Nacional é a maior competição nacional, durante o ano, mas após o Campeonato Europeu, já vamos com um espírito diferente.

Não digo que foi fácil, porque nunca é. Numa final, tudo pode acontecer.

Mas talvez tenha sido um pouco beneficiada, porque fui quase a única que treinei K1, durante a época. Talvez por isso, não estivéssemos todas ao mesmo nível.

O Campeonato da Europa é muito desgastante e chegámos aos Nacionais já cansadas.

Foi óptimo ter ganho as três medalhas. Foi exactamente igual ao ano passado. Portanto, foi muito bom.

3- A última questão tem a ver com a conciliação entre modalidade e escola. Como é gerir as aulas com os treinos, estágios e as competições?

Treinamos depois das aulas. Quando existe algum teste, ou não treinamos ou vimos e estudamos depois. Temos um dia um pouco mais atarefado.

Quando acontecem os estágios, faltamos às aulas, mas os professores acabam por colaborar.

Perdemos, talvez, um pouco do nosso rendimento escolar, mas eu consegui conciliar bem e acabei o ano com boas notas.

Acabei o 12º ano. Agora vou para a Faculdade. Vamos ver como vai ser no futuro. Vou treinar em Coimbra. Os estágios também ficam perto. Vamos ver.

Nota: Francisca Laia, do C.D. "Os Patos", conquistou a medalha de bronze em K1 200m, do Campeonato da Europa de Velocidade (Juniores), além do 5º lugar, em K2 500m.
Na semana passada, participou no Campeonato Nacional de Regatas em Linha, tendo ganho as três provas em que participou.

Sem comentários:

Enviar um comentário