Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

3 perguntas a... MANUEL VALAMATOS



1- Que balanço faz do Torneio Internacional de Iniciados, que vai para a sua 10ª edição?

É um balanço muito positivo. Do ponto de vista competitivo, não podíamos desejar estar em melhor posição.
Noutros domínios, pensamos ter atingido uma maturidade muito interessante. Queremos que o Torneio continue a ter outros efeitos, e no que diz respeito aos comportamentos, às atitudes, aos valores, queremos que continue a ser um bom espaço de cidadania, de aprendizagem, porque estamos a falar de futebol de formação e de jovens.

2- O que podemos esperar da edição deste ano?
Que esteja ao mais alto nível. Temos os quatro melhores clubes portugueses.

No que diz respeito à internacionalização do Torneio, conseguimos nesta edição reforçar esse sentido, com a presença de uma equipa suíça (F.C. Sachseln) e duas espanholas. A que venceu a última edição, Real Valladolid e o Atlético de Madrid, uma das equipas de topo do futebol espanhol.
Em edições anteriores, tínhamos algumas equipas a participar sem um grande intuito competitivo. Mas hoje, as equipas vêm com o sentido de ganhar.

3- Que benefícios traz para a economia local, uma competição como esta?
Estamos a falar de um torneio de formação e sabemos que atrás de cada um dos atletas, está sempre a sua família, de alguma forma com um sentido de protecção.

Virão de Lisboa, seguramente, muitas pessoas a acompanhar o Benfica e o Sporting. Do Porto, a mesma coisa. De Espanha temos verificado também uma grande afluência.
Para dar um exemplo, no voo que vai transportar os jovens da equipa suíça, vêm tantos jovens como adultos. Isto expressa bem o acompanhamento que os familiares fazem.

Esperamos que a comunidade marque presença neste Torneio. Bem como que se agite a economia local - os restaurantes, cafés, alojamentos, etc. Que isso mobilize a comunidade no seu todo. E que esta interprete que são bons estes eventos e que eles são uma mais-valia para todos.

Nota: Manuel Valamatos - Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Abrantes, entidade organizadora do X Torneio Internacional de Iniciados em futebol. A ter lugar nos dias 27 e 28 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário